DIABETES FELINA


E gatos podem ficar diabéticos? Vamos entender um pouco mais agora.

Gatos também podem ficar diabéticos. Nesses pets, o diabetes pode ser comparado com o Diabetes Tipo 2 em humanos, onde obesidade, sedentarismo e presença de comorbidades podem levar à resistência à insulina.

A resistência dificulta a ação da insulina e portanto a entrada de glicose nas células. Se a glicose não entra na célula, o gato sente fome, emagrece, urina demais e sente muita sede. Mais uma vez as manifestações da doença são parecidas entre as espécies.

O excesso de glicose circulante pode causar uma forma de toxicidade neurológica e os gatos podem andar com dificuldade, apoiando as patas como se fossem coelhos.

Eles ainda têm uma particularidade, podem apresentar glicose alta devido ao estresse, por isso, só se confirma diabetes quando a glicose alta no sangue é persistente. Nos felinos, o diagnóstico pode ser mais desafiante.

O tratamento exige adequação alimentar, uso de insulina e aumento da atividade diária (enriquecimento ambiental). Gatos obesos que emagrecem podem reverter o diabetes e não precisar mais de tratamento com insulina.

A obesidade é o maior fator de risco para o desenvolvimento de diabetes em felinos, por isso a manutenção do peso ideal diminui a chance da ocorrência desta doença.



Dúvidas? Clique Aqui!
Precisa de ajuda? Fale conosco!
Recepção
Online