HIPERTIREOIDISMO FELINO

Tireoide, nódulos, T4, Hipertireoidismo?

Gatos idosos em todo o mundo têm sido diagnosticados com o Hipertireidoismo Felino. O Hipertireoidismo é uma doença onde o organismo do gato produz hormônios tireoidianos de forma exagerada (T4 e T3).

Quando se tem hormônio tireoidiano demais no sangue, o gato tem uma aceleração do seu metabolismo, assim ocorre aumento do apetite acompanhada de perda de peso. Eles podem apresentar vômito, diarreia, maior volume de urina, mais sede e uma irritação fora do habitual.

Inicialmente, os responsáveis pelo gato podem achar legal ter um gato idoso mais ativo e mais faminto que o normal, mas depois outras mudanças acontecem e despertam para a possibilidade de doença.

O diagnóstico é realizado a partir da dosagem de T4 total no sangue do gato, inclusive Diretrizes de acompanhamento de felinos acima de 7 anos sugerem que o exame seja incluído no check-up desta população para que se descubra o Hipertireoidismo o quanto antes.

O hipertireoidismo pode ser tratado de forma medicamentosa, cirúrgica ou ainda por radioterapia, disponível no estado de São Paulo. A conduta terapêutica mais adequada é decidida entre o veterinário e a pessoa responsável pelo pet.

A evolução do Hipertireoidismo pode levar os gatos a complicações cardíacas, causando hipertrofia da musculatura do coração, hipertensão arterial e caquexia severa, que colocam a vida do animal em risco.

Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, esses gatos têm ótima qualidade de vida e expectativa compatível com os outros.

Dúvidas? Clique Aqui!
Precisa de ajuda? Fale conosco!
Recepção