OBESIDADE EM CÃES E GATOS

Cachorro gordinho é fofinho? Gato gordinho é fofinho?

A obesidade dos pets é tão preocupante quanto nas pessoas. O problema é que ainda se vê o cachorro ou gato gordinho como fofo e pode ser difícil aceitar que ele realmente está acima do peso.

A obesidade acontece quando a ingestão de alimentos é maior do que o gasto energético do organismo. Quantidades inadequadas, ração à vontade, petiscos em excesso, sedentarismo, castração… Fatores que sozinhos e principalmente associados predispõem ao ganho de peso.

É comum as pessoas associarem o pet em sobrepeso com um animalzinho “fofo”. Porém, é fundamental dizer que o aumento do peso acarreta alterações articulares, respiratórias, cardíacas e metabólicas, prejudicando a qualidade e até mesmo o tempo de vida do animal.

Estudos científicos mostram que cães obesos vivem em média 3 anos a menos e têm problemas osteoarticulares mais cedo do que cães magros. E que gatos obesos têm 4 vezes mais chance de se tornarem diabéticos do que os gatos magros.

O diagnóstico de obesidade é realizado por um médico-veterinário. Após avaliação clínica, ele solicitará exames capazes de medir o grau de comprometimento do organismo e também confirmar ou descartar a presença de doenças que pioram o ganho de peso.

Realizado o diagnóstico é necessária a adequação do protocolo alimentar e de atividades, visando a perda de peso saudável. Emagrecer um pet de forma saudável não é somente diminuir quantidade ou trocar por ração de obesidade.

Caso seja diagnosticada outra doença endócrina que piora o ganho de peso, esta deverá ser tratada e controlada para que se obtenham melhores resultados. Sempre lembrando que cada caso é único.

Dúvidas? Clique Aqui!
Precisa de ajuda? Fale conosco!
Recepção