OTITE


A otite canina é a inflamação no conduto auditivo, tendo divisões de acordo com a localização.

O veterinário especializado em dermatologia é o único responsável pelo tratamento de otite externa, já que a “pele do ouvido externo” é a mesma “pele da pele”, reforçando mais ainda a necessidade de entender a causa base das otites de repetição.

A otite externa é uma inflamação/infecção crônica ou aguda do conduto auditivo externo, podendo ser bacteriana, fúngica, mista, parasitária ou com neoformações até o tímpano. Sendo os principais sinais clínicos: Dor, incomodo a palpação, mal cheiro e secreção. O diagnóstico é realizado através da observação com otoscópio juntamente com a citologia otológica. É importante ressaltar que nosso objetivo é eliminar a inflamação/infecção, e principalmente descobrir a causa base, já que otite não é diagnóstico, otite é sintoma!

Estima-se que 70% das otites são consequência de doenças alérgicas (Dermatite atópica e reação adversa ao alimento) e os outros 30% são consequências de doenças autoimunes, sarnas de ouvido, doenças hormonais, nódulos, pólipos, tumores de ouvidos entre outros.

A otite média/interna: é uma inflamação/infecção crônica ou aguda da orelha média ou interna, sendo mais comum por bactéria ou neoformação. Os principais sintomas são dor de ouvido, dificuldade ao abrir a boca, head tilt (inclinação da cabeça), paralisia facial, entre outros. O diagnóstico baseia-se em exames como tomografia, ressonância magnética e vídeo-otoscopia, pode ser necessário cirurgias corretivas e biópsia.



Dúvidas? Clique Aqui!
Precisa de ajuda? Fale conosco!
Recepção
Online